quarta-feira, 18 de julho de 2012

Modelos Mentais

Sabemos que algumas das melhores idéias nunca serão colocadas em prática. É comum estratégias brilhantes falharem quando traduzidas em ação. Isso ocorre porque carregamos em nossa mente imagens, hipóteses e estórias.

Nossos modelos mentais determinam além de como o mundo faz sentido, como tomamos nossas ações. Eles podem ser simples generalizações (exemplo, "todas as pessoas são indignas de confiança"), ou teorias complexas (exemplo, minhas hipóteses sobre como os membros de minha família interagem).

Devemos compreender que os modelos mentais moldam como agimos. Se acreditarmos que as pessoas são indignas de confiança, agimos de forma diferente de como agiríamos se acreditássemos que são dignas de confiança.

Nossos modelos mentais afetam o que fazemos, pois afetam o que vemos. Se eu e você caminhássemos por um parque no fim-de-semana, teríamos sensações básicas parecidas (como bem-estar e relaxamento), mas prestaríamos atenção a rostos diferentes, pois observamos seletivamente.

Sabendo que os modelos mentais moldam nossas percepções. O problema com eles não é se estão certo ou errado, por definição, todos os modelos são simplificações. Os problemas com modelos mentais ocorrem quando são tácitos, ou seja, ocorrem em seu subconsciente.

À medida que você toma consciência do quanto seu modelo mental interfere em suas ações e julgamentos, você consegue olhar para a situação de forma diferente e tomar ações mais assertivas.

Fonte: http://estrategiacriativa.blogspot.com.br/2009/02/modelos-mentais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário