quinta-feira, 10 de maio de 2012

As Emoções na visão da Medicina Tradicional Chinesa.


A Medicina Tradicional Chinesa assim como a Medicina Ocidental, destaca a importância das emoções na manutenção da saúde humana. Já se sabe que o estado emocional do ser humano pode favorecer o aparecimento de inúmeras patologias porque enfraquece e diminui as nossas defesas.

A Medicina Tradicional Chinesa também aposta na saúde mental como um grande aliado a saúde do ser humano, porque na Medicina Chinesa observamos que as desarmonias e doenças são causadas por fatores internos (emoções), fatores externos (vírus, bactérias, fungos e mudanças climáticas) e fatores mistos.

Os desequilíbrios ou abalos emocionais podem desencadear ou exarcebar as desarmonias dos nossos órgãos internos e prejudicar nossas funções fisiológicas, assim como o mau funcionamento dos órgãos e vísceras podem resultar em desarmonias emocionais (vice-versa).

Assim na Medicina Chinesa tudo que existe gira em torno dos cinco elementos, portanto com as emoções não poderiam ser diferentes.Para melhor entendimento deixo aqui um exemplo: Um ser humano que sofre de gastrite tende a ser uma pessoa muito preocupada e nervosa, que é sintoma de mau funcionamento do aparelho digestivo.


Elemento - órgão - Víscera - Emoções
Fogo - Coração - Intestino delgado - Euforia
Terra - Estômago - Baço-pâncreas - Preocupação/estado pensativo
Metal - Pulmão - Intestino grosso - Depressão/tristeza/aflição
Água - Rim - Bexiga - Medo/ pânico.
Madeira - Fígado - Vesícula biliar - Raiva/desconfiança/inveja.

Fonte: http://fisioterapyacupuntura.blogspot.com.br/2011/01/as-emocoes-na-visao-da-medicina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário